Porto de Itajaí faz história com maior operação de veículos elétricos do Brasil

28 de maio de 2025

O Porto de Itajaí entra para a história nesta quarta-feira (28), às 10h30, ao receber o maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, trazendo 7.292 carros elétricos da montadora chinesa. A embarcação, projetada especialmente para essa rota, faz sua viagem inaugural ao Brasil, marcando um novo capítulo para a logística automotiva no país.

O desembarque das primeiras unidades está previsto para às 13h, por meio de uma operação do tipo RoRo (Roll-on/Roll-off). Nesse modelo logístico, os veículos entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes ou içamentos. É uma técnica comum em navios específicos para transporte automotivo, que garante agilidade e eficiência ao processo portuário.

"Estamos trabalhando muito para tornar o Porto de Itajaí, cada dia, mais forte e mais nosso. Esta semana, Itajaí está no centro do mundo: vamos receber a maior operação de automóveis da nossa história. O Porto de Itajaí bombando", afirmou o superintendente João Paulo Tavares Bastos.

Impacto econômico e logístico

A operação envolverá cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no desembarque terrestre. Aproximadamente 100 veículos circulam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio é monitorado digitalmente e o controle logístico acontece em tempo real.

Além de reforçar a cadeia automotiva e gerar empregos temporários, a operação consolida Santa Catarina como um dos principais hubs brasileiros para veículos eletrificados, fortalecendo o posicionamento estratégico do estado no mercado internacional.

Itajaí consolida posição em cargas de alto valor

O destaque não vem sozinho: na semana passada, o terminal já havia recebido quase 700 veículos da BMW, reforçando a confiança do mercado automotivo global na infraestrutura, eficiência e capacidade operacional do Porto de Itajaí. A escolha do Porto catarinense como porta de entrada para essas cargas de alto valor agregado mostra que o Sul do Brasil avança cada vez mais no cenário logístico internacional.

Além de fortalecer o Porto no cenário logístico nacional, a operação representa oportunidades diretas e indiretas para trabalhadores locais, movimentando a economia da cidade e da região. O descarregamento de uma carga desse porte gera empregos temporários e permanentes, fomenta a arrecadação municipal e reforça Itajaí como um polo portuário competitivo e estratégico para o comércio exterior brasileiro.

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Jessica Aze Corretora

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Balneário Camboriú? Não, Piçarras. Por que incorporadoras têm apostado na vizinha de BC

28 de maio de 2025

A demolição de um prédio de 13 andares para dar lugar a outro de 18 deu indícios de que Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, pode estar perto de sua lotação máxima. Com isso, a Vetter, que impulsiona o mercado imobiliário local nas cidades de Penha e Balneário Piçarras, vê espaço para se tornar pioneira por lá.

As cidades ficam muito próximas à BC, mas parecem ter aprendido com os erros da vizinha. Não à toa, o plano diretor de Piçarras é diferente ao de Camboriú em alguns pontos.

“Se compararmos a legislação dos dois municípios, Piçarras adota um enfoque mais regulado e voltado à sustentabilidade em sua legislação urbanística, com instrumentos que equilibram o desenvolvimento com a preservação ambiental e exigem licenciamento prévio e fiscalização rigorosa de loteamentos e construções”, afirma Fernando Calvetti, professor de Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina

O Plano Diretor da cidade expõe, por exemplo, a necessidade de estruturar a faixa da orla costeira com equipamentos e acessos adequados à praia. Com isso, há a promoção de ações e empreendimentos voltados ao uso público e turístico da orla.

Balneário Camboriú, por outro lado, possui um modelo de crescimento historicamente orientado por fortes incentivos ao mercado imobiliário. Não à toa, as sombras dos arranha-céus nas faixas de areias do município têm sido um problema a ser resolvido pela própria prefeitura.

Aproveitando-se de um plano diretor mais conservador, a Vetter viu espaço para um crescimento sustentável — e que não tire o sol da areia da praia.

O plano da Vetter para Piçarras

Nesta trajetória, a Vetter conta com mais de 20 empreendimentos lançados, que tiveram 100% das unidades vendidas antes da entrega, com taxa de valorização média de 20% ao ano, afirma o diretor comercial  e de operações da companhia, Maicon Oliveira.

Oliveira diz também que o sucesso parte de decisões estratégicas. Tais escolhas incluem a escolha dos terrenos em localidades com plano diretor sustentável, acesso a praias, infraestrutura para turismo e comércio, vias abundantes para mobilidade facilitada, acesso às principais rodovias da região e proximidade com aeroportos.

Dados do Índice de Demanda Imobiliária 2025 (IDI Brasil), que analisa a atratividade das cidades brasileiras para imóveis, apontam para Piçarras como o único expoente do mercado no litoral norte catarinense quando o segmento é alto padrão. Só em 2024, 940 unidades foram lançadas na cidade, que tem menos de 30 mil habitantes, segundo a Brain Inteligência Estratégica.

Com VGV de R$ 540 milhões em 2024 e projeção de R$ 600 milhões para 2025, a Vetter tem se estruturado para o crescimento previsto com três lançamentos em 2025, e a entrega de três projetos finalizados A incorporadora afirma que tem atraído moradores e investidores de todo Brasil e, também, internacionais.

Entre os públicos de destaque, empresários e fazendeiros do agronegócio da região Centro-Oeste tem optado pela região.

“É uma tendência marcada pela identificação destes empresários com o estado de Santa Catarina, em especial, porque muitos deles são da região Sul. São praias acessíveis por estradas e um investimento  com alto retorno financeiro que atrai este grande público”, afirma Fernando Parra, gerente comercial Vetter.

Para os próximos dois anos, a Vetter projeta atingir aproximadamente R$ 2 bilhões em VGV.

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Corretora Especialista Vetter

Jessica Aze Corretora

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